Agora também aqui

terça-feira, junho 26, 2007

Dadores / Vendedores de Sangue

Hoje, enquanto vinha na A2 a caminho de Lx, vinha a ouvir a Antena 1.
Assunto: relatório para o ministério da saúde que recomenda alterações no regime das taxas moderadoras.
Apanhei o programa na fase em que as pessoas ligavam para lá de forma a manifestarem a sua opinião.
Claro que neste país está sempre tudo mal e que a culpa é sempre do governo. As pessoas não suportam assumir as suas responsabilidades e é sempre mais fácil culpar os outros. Mas houve dois individuos que quase me fizeram ligar para lá também.

Então esses dois homens, dadores de sangue e isentos de taxas moderadoras, afirmaram que se passassem a pagar taxas moderadoras como o resto da população, não só deixariam de doar sangue, como fariam campanha para que mais pessoas os seguissem. Que o governo os estava a roubar! Mas esta gente não percebe que o estado somos todos nós!
Ou seja, basicamente, o interesse em ajudar o próximo, tal como é representado pelo nome do acto "doar" sangue, não interessa. O importante é, basicamente, vender o sangue em troca de isenção de taxas. Caso paguem, e o acto passar a ser desinteressado apenas, já não lhes interessa.

Entristece-me saber que existem pessoas assim.
Durante algum tempo, fui dador de sangue. Nunca pedi a isenção de taxas. Achei que o acto de doar quer dizer isso mesmo, doar. Ganho o suficiente para pagar taxas, e nunca pedi a isenção, por achar que há pessoas que realmente necessitam dessa isenção, e que esse direito deve estar reservado para elas.

5 comentários:

Momentos disse...

Dadores?? Talvez não sejam, apenas sangessugas do país onde vivemos.

E há tantos em tantos locais...

O problema é o tão falado "direito adquirido". Este país está cheio deles e não há forma de equilibrar os direitos de cada um.

ding ling disse...

A palavara certa é "altruismo". Há que fazer campanha do género "seja altruista e nós agradecemos em troca." Seria uma campanha destinada a fracassar. Se o mote incidisse sobre "em troca" esses dois senhores continuariam a dar porque não percebiam a subtileza da campanha, mas o "seja altruista" poria os pontos nos "ii" e os traços nos "tt" (como diz uma amiga minha). Altruismo, é uma palavra estranha para muita gente mas ela ainda existe e não é muito amiga de egoísmo ou egocentrismo (quase parecida com voyeurismo "olhem pra mim, tão bom que eu sou a dar sangue"...)...
Whatever!
já perceberam, isto também me revolta!

mummy_boy disse...

De facto é revoltante o argumento usado pelos "dois senhores". Mas acredito que a maioria dos dadores não o é para estar isento das taxas moderadoras, que aliás não levam ninguém à falência. Acho que o facto de estarem a ligar indignados e afirmarem que deixarão de doar sangue se pagarem taxas moderadoras são dois fenómenos fortemente relacionados. Parece-me que esses senhores arranjaram um belo pretexto para se ouvirem na rádio, sentirem-se extremanete realizados com a sua triste ralidade, e contarem à mulher e aos filhos, quando estiverem à mesa, com tom mais heroico, a quase revolução que se calhar começaram. Para eles, falaram pelo Povo e sentiram-se grandes. (ehheeheh) A verdade é muito mais bonita e pacifica.

Will disse...

Subscrevo as palavras do mummy_boy. Parece-me que esses dois heróis de trazer por casa não representam a maioria dos dadores de sangue nacionais.

mismilcosas disse...

Oi Oi!! Passarei mais por aqui! Mt obrigado pelo post :)

Xuak, fica bem

Blip.fm